quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Flor - Simbologia e Sabedoria Natural (Parte IV)

Continuação: por Arakaessã

Algumas flores como a rosa e a lótus são tão representativas que constituem uma simbologia específica, sendo pertinente falar um pouco sobre elas.
A flor de lótus é tida como uma flor sagrada pelas civilizações orientais, principalmente. Os egípcios a viam como “a primeira aparição da vida sobre a imensidade neutra das águas primordiais” (Chevalier, J. – Dicionário de Símbolos – Rio de Janeiro: José Olympio, 1990, p. 558). Isto porque a flor de lótus se desenvolve em águas turvas e estagnadas e seu aspecto físico, imponente, era associada ao sexo, a “vulva arquetípica”, que garantia a continuidade dos ciclos vitais da existência.
No budismo e hinduísmo, a flor de lótus simboliza a ideia de pureza e evolução espiritual, sendo associada à sabedoria. O budismo observa seu aspecto físico como virtudes: sua haste representa a firmeza; a imponência da planta a prosperidade; a quantidade de grãos a prosperidade numerosa; suas flores, que crescem em pares, a harmonia conjugal; e os três estados da planta (botão, flor e sementes) representam o tempo passado, o presente e o futuro. (p. 559)
Na complexa mitologia hindu a flor de lótus tem uma importância central, pois representa o crescimento espiritual. Buda emerge (nasce) de uma flor de lótus de oito pétalas, que representa as oito direções do espaço.
CONTINUA...

0 comentários:

Postar um comentário

Escreva seu comentário para o Blog Água das Flores

INSTITUTO KVT

Rua João Mafra, 605 - jd. da Saúde - SP
Tel (011) 5062 0024 - 5061 3308
e-mail: kvt@kvt.org.br

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR