Flor - Simbologia e Sabedoria Natural (Parte V)
Continuação: por Arakaessã
A rosa é para o ocidente o que a lótus é para o oriente, embora sua simbologia seja presente em culturas do mundo inteiro. A rosa é fortemente associada à religião cristã, representando o cálice que recolheu o sangue de cristo ou suas chagas. Um símbolo rosa-cruz representa quatro rosas com uma quinta ao centro, representando o coração de Cristo.
A rosa também traz um sentido de continuidade, e muitas culturas a desenharam em mandalas. A rosa-dos-ventos (imagem utilizada como instrumento de orientação náutica) é um signo que marca “a passagem do simbolismo da rosa ao da roda.” (Chevalier, J. – Dicionário de Símbolos – Rio de Janeiro: José Olympio, 1990, p. 788)
Além disso, é de maneira secundária, símbolo do amor puro.
Nota-se que boa parte das antigas civilizações buscava entender o significado intrínseco e primordial da existência de uma flor, pois já sabiam, por observação simples e natural, que as flores são parte essencial do ciclo de vida de um vegetal e que expressam através de suas cores, formas e cheiros algo além da beleza ou da feiúra.
Muitos destes povos desenvolveram práticas terapêuticas bastante avançadas a partir da observação das plantas e sua relação com o todo ao seu redor. Entendiam que determinadas características de uma planta, como cor, forma, habitat, não se manifestavam por mero acaso, mas sim que indicavam o potencial de cura ou efeito tóxico no organismo humano, e evidenciavam sua natureza espiritual.
CONTINUA...
0 comentários:
Postar um comentário
Escreva seu comentário para o Blog Água das Flores