quarta-feira, 31 de março de 2010

Flor - Simbologia e Sabedoria Natural (Parte V)

Continuação: por Arakaessã

A rosa é para o ocidente o que a lótus é para o oriente, embora sua simbologia seja presente em culturas do mundo inteiro. A rosa é fortemente associada à religião cristã, representando o cálice que recolheu o sangue de cristo ou suas chagas. Um símbolo rosa-cruz representa quatro rosas com uma quinta ao centro, representando o coração de Cristo.

A rosa também traz um sentido de continuidade, e muitas culturas a desenharam em mandalas. A rosa-dos-ventos (imagem utilizada como instrumento de orientação náutica) é um signo que marca “a passagem do simbolismo da rosa ao da roda.” (Chevalier, J. – Dicionário de Símbolos – Rio de Janeiro: José Olympio, 1990, p. 788)

Além disso, é de maneira secundária, símbolo do amor puro.

Nota-se que boa parte das antigas civilizações buscava entender o significado intrínseco e primordial da existência de uma flor, pois já sabiam, por observação simples e natural, que as flores são parte essencial do ciclo de vida de um vegetal e que expressam através de suas cores, formas e cheiros algo além da beleza ou da feiúra.

Muitos destes povos desenvolveram práticas terapêuticas bastante avançadas a partir da observação das plantas e sua relação com o todo ao seu redor. Entendiam que determinadas características de uma planta, como cor, forma, habitat, não se manifestavam por mero acaso, mas sim que indicavam o potencial de cura ou efeito tóxico no organismo humano, e evidenciavam sua natureza espiritual.
CONTINUA...

0 comentários:

Postar um comentário

Escreva seu comentário para o Blog Água das Flores

INSTITUTO KVT

Rua João Mafra, 605 - jd. da Saúde - SP
Tel (011) 5062 0024 - 5061 3308
e-mail: kvt@kvt.org.br

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR